O Laudo Autovistoria Predial é uma avaliação periódica a respeito de estruturas de prédios, ou quaisquer outras edificações para analisar os elementos estruturais, verificar se estão de acordo com as normas técnicas vigentes ou se necessitam de reparos. O laudo é obrigatório para alguns prédios, como aqueles que possuem mais de quatro pavimentos, para fins de emissão de Licença de Funcionamento.
O que é o Laudo Autovistoria Predial?
O Laudo Autovistoria Predial é um documento emitido por um engenheiro civil, muitas vezes vinculado a alguma empresa de Regularização e Engenharia, que tem como objetivo informar sobre os elementos estruturais de um edifício, verificando se estão de acordo com as normas técnicas vigentes e se há necessidade de reparos. Algumas cidades exigem o laudo autovistoria periódica para emissão de Licença de Funcionamento; para prédios que possuem mais de quatro pavimentos, essa exigência é formal.
Como funciona o laudo autovistoria predial?
A elaboração do laudo técnico começa com o engenheiro civil realizando uma vistoria detalhada na estrutura do edifício. Ele examinará os elementos como paredes de alvenaria, pilares, lajes, placas, contraventamentos, telhado e preenchimentos, além de conferir ainda as instalações elétricas e hidrosanitárias. A etapa seguinte consiste na organização dos dados obtidos na vistoria por meio de uma planilha para, posteriormente, serem avaliados quanto às Normas Técnicas de Execução da Construção Civil vigentes. No laudo técnico, deve constar informações sobre as áreas construídas e ocupadas, se há irregularidades na documentação e cadastro da prefeitura, e, por fim, se o edifício está em conformidade com as leis e legislações ideais para que se mantenha seguro e de acordo com a finalidade para qual foi projetado.
As vantagens do uso do laudo autovistoria
- Verificação de conformidade com legislações e normas técnicas vigentes;
- Evita problemas relacionados à infraestrutura e segurança;
- Garante o alinhamento às leis e autorizações para uso do espaço ou licença de funcionamento;
- Informações completas sobre a documentação do prédio;
- Identifica eventuais necessidades de realizar reparos estruturais;
- Previne situações de risco para quem usa o edifício.
Para que o edifício ou meio em que você deseja morar, trabalhar ou investir seja seguro e adequado, contar com o auxílio de uma empresa reconhecida, e que entende