O que são treinamentos de incêndio nas empresas?
Os treinamentos de incêndio nas empresas são uma importante ferramenta na segurança e prevenção de acidentes. Pautado nas regulamentações do Corpo de Bombeiros, eles tem por objetivo preparar os colaboradores para que possam agir de forma adequada diante de conhecimentos básicos, assim como também ensinar habilidades e técnicas a fim de contribuir para o combate ao fogo e segurança em trabalhos perigosos.
Como funcionam os treinamentos de incêndio nas empresas?
Identificação dos riscos de incêndio
Antes mesmo de iniciar qualquer treinamento é necessário diagnosticar o local e identificar quais são os riscos existentes para que sejam evitados posteriormente. É de suma importância que todos os setores da empresa sejam monitorados e que todos os funcionários estejam especialmente atentos para qualquer desvio de procedimento.
Treinamento de segurança
A partir da identificação dos riscos é importante preparar os funcionários para que eles consigam lidar com qualquer emergência que possa ocorrer. Durante o treinamento são passadas técnicas para o combate ao fogo, além de documentação de procedimentos de segurança e a respectiva avaliação ao término do treinamento.
Manutenção e revisão periódica
Uma vez realizados os treinamentos, é importante que eles sejam revisados periodicamente. Esta revisão tem como objetivo verificar se as instalações estão em conformidade com as normas legais e se não há nenhum risco ignorado. Além disso, ela deverá manter os funcionários atualizados e prontos para quaisquer emergências.
Vantagens do uso de treinamentos de incêndio nas empresas
- Aumento da segurança;
- Redução de custos;
- Potencializar a tomada de decisão;
- Aumentar a produtividade da empresa.
Os treinamentos de incêndio nas empresas são fundamentais para garantir a segurança de todos os funcionários e prevenção de acidentes. Para garantir o melhor investimento na área de segurança da sua empresa entre em contato com a Sanches Regularizações e Engenharia para se certificar com um Laudo Técnico de Segurança contra Incêndio, como o previsto pela norma NBR 12.710/2015.